Chamadas

27/08/2018 CHAMADA DE ARTIGOS/CALL FOR PAPERS

CHAMADA

Dossiê: Revoltas, Reformas e Independências nas Américas, séculos XVIII-XIX (vol. 41, 2022)

Prazo PRORROGADO para submissões: 10 de março de 2022

Organizadores : André Figueiredo Rodrigues (UNESP) e Luciano Figueiredo (UFF)

EMENTA

As reformas que alcançam os impérios coloniais nas Américas na segunda metade do século XVIII provocam inúmeras reações das comunidades locais que tomam a forma de conspirações, revoltas ou guerras. A experiência política dessas contestações nas colônias portuguesa, espanhola ou britânica se projeta nas ideias, discursos e nas práticas mobilizadas quando da emancipação dos territórios ultramarinos em relação aos centros europeus.

Exceto sob o ponto de vista teleológico, tem sido rara na historiografia a possibilidade de relacionar a experiência política dos movimentos rebeldes que reagem às reformas (pombalinas, borbônicas ou, no caso inglês, o Stamp Act e outras medidas) com o momento das respectivas independências.

Esse dossiê pretende atrair historiadores dedicados às Américas para debater e discutir essa perspectiva desafiadora, que pode ademais iluminar os debates sobre a independência do Brasil no momento de seu bicentenário em 2022, assim como os processos de independência nas Américas espanhola e inglesa, em confluência com a história política das suas respectivas metrópoles.

Submissãohttps://mc04.manuscriptcentral.com/his-scielo
Instrução aos autoreshttp://www.scielo.br/revistas/his/pinstruc.htm
Contato: revistahistoria@unesp.br